BIBLIOTECA EDUCOM

No decorrer de sua história, a Viração construiu metodologias e formas características de fazer Educomunicação.

Aqui você também encontra sistematizações de oficinas desenvolvidas nas formações da Vira, além de teses e dissertações sobre Educomunicação e sobre a Viração.

Trabalhos Acadêmicos

  • Social Entrepreneurship in Brazil. A compilation and explanation of relevant networks for social entrepreneurs, de Gisela Artola Pascual e Marianne Mann. Tese de Doutorado. MSc in Business and Development Studies. Copenhagen Business School. 2016. Neste trabalho, a Viração Educomunicação é objeto de estudo na análise dos desafios e forma de trabalho em rede de organizações sociais brasileiras. Confira.

 

  • Educomunicação & Discursos: a fala do adulto noticiada pelo jovem, de Bruno Ferreira, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. Trabalho de conclusão de curso da Especialização em Educomunicação: Comunicação, Mídias e Educação, que analisa a metodologia das chamadas “coberturas educomunicativas” e seu potencial formador e mobilizador de adolescentes. Confira a tese.

 

  • Viração: Experiência Epistemológica da Educomunicação, de Amanda Proetti, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. Trabalho de conclusão desenvolvido sob a orientação do Prof.° Dr.° Ismar de Oliveira Soares e apresentado como instrumento pré-requisitado para obtenção do título de especialista em Gestcom – Gestão da Comunicação: Políticas, Educação e Cultura. Confira a tese.

 

  • O desafio de utilizar a comunicação jornalística para a promoção de direitos da infância e juventude: uma análise de conteúdo da Revista Viração e seu impacto social, de Ricardo Carvalho, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010. Monografia de Conclusão de Curso de Especialização em Jornalismo Social, exigência para a obtenção do grau de especialista em Jornalismo Social. Confira a tese.

 

  • Revista Viração: Um projeto social impresso, de Claudia Lago e Izabel Leão, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004. Artigo acadêmico publicado na Revista Educação e Comunicação. Confira a tese.

 

  • Comunicação e Educação: Interfaces e Experiências, de Camila Caringe, Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, 2008. Relatório de pesquisa apresentado ao Regime de Iniciação Científica do Centro de Pesquisa da Universidade São Judas Tadeu, como requisito parcial das Atividades de Pesquisa. Confira a tese.

 

  • Mudança, atitude, ousadia: O/a jovem na Revista Viração, de Clarissa Diniz Diógenes, Universidade de Fortaleza. Fortaleza, 2008. Monografia. Curso de Comunicação Social. Confira a tese.

 

Nossas publicações

A Viração lançou em 2010, o Guia de Educomunicação – conceitos e práticas da Viração, um manual com a sistematização de ideias, métodos, definições e valores que orientam suas atividades. Além do Guia, neste espaço, você encontra o Mão na Roda, manual de redação da Revista Viração e Agência Jovem de Notícias, com dicas sobre como estruturar textos para revistas e sites, além de ensinar como estabelecer e organizar um conselho jovem (virajovem) em qualquer cidade brasileira.